Estima_T

Estima_T
Estimativa da Temperatura do Ar

Download
Download

 Enilson Palmeira Cavalcanti

Vicente de Paulo R. da Silva

Francisco de Assis S. de Sousa

 

Apresentação

                    O Estima_T  é um software para fazer estimativas de temperaturas do ar na Região Nordeste do Brasil. A região foi dividida em três áreas: 1 - Maranhão e Piauí; 2 - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e 3 - Alagoas; Sergipe e Bahia. Para cada uma das regiões determinou-se os coeficientes da função quadrática para as temperaturas média, máxima e mínima mensal em função das coordenadas locais: longitude, latitude e altitude (Cavalcanti e Silva, 2000). 

  

                    Também pode-se estimar a série temporal de temperatura, adicionando a esta a anomalia de temperatura do Oceano Atlântico Tropical (Silva et al., submetido para publicação).

   

 

Uma geral do Estima_T

1                Janela principal com as opções de escolha do mês e da área. As opções de estimativas são: Postos convencionais - permite estimar a temperatura do ar média máxima e mínima mensal para postos pluviométricos já cadastrados no sistema, Pontos específicos - permite estimar a temperatura do ar média máxima e mínima mensal para pontos escolhidos pelo usuário e Estima série - permite estimar a temperatura do ar média máxima e mínima mensal para uma determinada localidade de 1950 até o presente.

 


2                Ao escolher a opção Postos específicos, tem-se uma janela que permite direcionar o arquivo de leitura com seu cadastro (*.dat), no formato exemplo:

03
-43.22 -10.25 202  Posto 1
-32.02 -09.16 58 Posto 2
-41.22 -10.23  308 Posto 3


3                Ao escolher a opção Ler será emitido o relatório abaixo. Neste caso, o arquivo pontos_area2(ce-rn-pb-pe).dat acompanha o programa.


4                Ao escolher a opção Estima série se abrirá a janela abaixo onde se poderá escolher as coordenadas longitude, latitude e altitude. Os limites estabelecidos devem ser obedecidos em qualquer estimativa. Recomenda-se colocar o nome da localidade escolhida.


5                Ao escolher a opção Calcular será emitido o relatório abaixo. Neste caso, será fornecidas as temperaturas média, máxima e mínima, mês a mês,  para a localidade escolhida de janeiro de 1950 ate julho de 2003. O cadastro das anomalias da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Oceano Atlântico Tropical poderá ser atualizado, veja como no item 7 abaixo.


6                Esse software tem distribuição gratuita. Maiores informações contactar Enilson Palmeira Cavalcanti enilson.cavalcanti@ufcg.edu.br

7 Atualização - Para atualizar basta baixar o arquivo "tsm_tropical.rar" com a opção "Salvar Destino Como..." e após descompactar substituir o existente no diretório "C:/Arquivo de programa/Estima_T" ou similar. (Ultima atualizacao: Junho de 2017).

Favor citar artigos:

CAVALCANTI, E.P. e SILVA, E.D.V. Estimativa da temperatura do ar em função das coordenadas locais. VIII Congresso Brasileiro de Meteorologia e II Congresso Latino-Americano e Ibérico de Meteorologia. Sociedade Brasileira de Meteorologia. Belo Horizonte, outubro de 1994. 154-157. 1994.

Cavalcanti, Enilson P. ; Silva, Vicente de P. R. ; Sousa, Francisco de A. S. de . Programa computacional para a estimativa da temperatura do ar para a região Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Brasil, v. 10, n. 1, p. 140-147, 2006.

SILVA, V ; SOUSA, F ; CAVALCANTI, E.P. ; SOUZA, E ; DASILVA, B. B. Teleconnections between sea-surface temperature anomalies and air temperature in northeast Brazil. Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics, Canada, v. 68, n. 68, p. 781-792, 2006.


Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Tecnologia e Recursos Naturais

Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas

Av. Aprigio Veloso, 882 - Bodocongo

58.109.970 - Campina Grande - Paraíba

Fone/Fax: (0xx83)310-1202